Morte na Fogueira

Setembro 14, 2006 at 9:56 pm (Métodos de Execução, Tortura Medieval)

burning-23.jpg

A execução na fogueira tem uma longa história como forma de punir a traição ao rei, heresia e casos de bruxaria principalmente nos tempos da Inquisição. Na idade média era comum serem executados na fogueira vários condenados simultaneamente. Actualmente ainda se regista a prática deste método de execução em países como a Índia e o Quénia bem como no continente africano.

No caso de a fogueira ser suficientemente grande, a causa da morte ao contrário do que se possa pensar, não é o fogo em si mas sim a inspiração do monóxido de carbono que é venenoso para o ser humano. Nesta situação a vítima já estaria inconsciente quando as chamas atingissem o corpo.

Porém no caso de ser uma fogueira pequena, a vítima manter-se-ia consciente e em grande agonia durante vários minutos enquanto era progressivamente queimada, até que por fim morreria devido à perda de sangue ou a ataque cardíaco.

Tipicamente a vítima era amarrada a um poste de madeira e à sua volta eram colocadas tábuas e troncos os quais serviam de combustível para a fogueira, por vezes e para tornar menos dolorosa a execução a vítima tinha em certas partes do corpo fachos de madeira de modo a “antecipar” a morte.

Nalgumas execuções nos países nórdicos as vítimas eram amarradas juntamente com pequenas porções de pólvora o que tornava a queimada uma autêntica sessão pirotécnica. A pólvora se estivesse localizada perto da cabeça serviria no entanto para “humanizar” a execução uma vez que a vítima morreria rapidamente devido à explosão quando o fogo a atingisse.

10 comentários

  1. keynes said,

    este teu site precisa de mais informações, e maior clareza nas aqui colocadas, algo fundamental a dizer, que aqui não encontre, é que eram raros os casos de “humanizar” a execução, visto que o entretenimento da época era justamente isso, somente eram acelerado o processo quando os chacais estavam indispostos ou cansados demais para continuar a tortura. E que nas queimas na fogueira, a vitima era enxarcada de enxofre, para que não morrese axfixiada isso garantia que ela morreria queimada.

  2. marcelo said,

    É melhor o leitor acima procurar se interar mais sobre as execuções, sugiro ler
    John fox. então saberá o que se está dizendo a figura

  3. Jeane said,

    Gostei do texto acima! mas tb acho que poderia ter mais informações.
    … mas preciso muito que me ajude a responder uma pergunta sobre “Jan hus” ( ele também foi morto queimado em fogueira ).
    =A pergunta é : “Jan Hus foi preso e condenado a morte na fogueira. Fale um pouco desse episódio.:”
    Qualquer coisa mande uma mensagem para o meu e-mail.

  4. Radu said,

    Fogueira. Clássico. Uma das mais terríveis e humilhantes! IMAGINA OS GRITOS…

  5. said,

    Uma informação adicional é que a palavra “fag” (forma pejorativa de se referir a gays em inglês) vem de “faggot”, que era o nome dos feixes de madeira utilizados nas execuções pela fogueira na Inglaterra. Não é preciso nem explicitar o porquê.

  6. BENTO DE ARAUJO LIMA said,

    Imagino as dores que alguém sentia, com o fogo consumindo suas vestes e em seguida seu corpo. O que RADU disse foi de se imaginar : OS GRITOS… O fogo consome mesmo. Só um queimado no dedo ou em outra parte do corpo dói pra caramba! Imagine saber que não vai sair dali sem antes ser consumido por algo terrivel e doloroso: O FOGO…

  7. Poíesis said,

    Eu estou fazendo uma pesquisa detalhada de como foi a morte de Giordano Bruno. É sabido que ele foi condenado à fogueira também pela Inquisição, mas tenho curiosidade em saber em que tipo de fogueira que ele foi morto, se foi a grande, com outras pessoas, ou se foi a pequena. Bom, quero escrever algo sobre o fato e preciso de dados como esses, se alguém puder me ajudar, mande-me e-mail, por favor. Obrigada.

    • Prezada said,

      Sacrifícios humanos representavam na antiguidade e até hoje a oferenda de maior valor para os Deuses.
      Era o caso dos Deuses Moloch e Baal.
      O pacto com Moloch representa obter sucesso e prosperidade, mediante os rituais de sacrifícios humanos, em especial de crianças.
      Moloch é representado pelos seus seguidores como uma estátua com cabeça de boi e na parte inferior do corpo existe uma fornalha para o sacrificado ser queimado vivo.
      O Deus bíblico oficial, se declarava “O único e verdadeiro senhor sou eu”, porque ele sabia que tinha concorrentes.
      Talvez, o povo Judeu, liderado por Moisés, em sua revolta contra o Senhor de Moisés, tenha construído um Bezerro de ouro buscando ajuda em Moloch, no entando este caso deve ser tratado apenas como hipótese no momento.
      Talvez por isso “Deus” tenha ficado tão furioso a ponto de querer matar todo aquele povo, algo em torno de 02 milhões de pessoas.
      O próprio Deus biblico, tal como Moloch e outros, gostava muito de oferendas com sacrifícios de animais, como você poderá verificar em inúmeras passagens bíblicas.
      Quanto à ele gostar mais ainda de sacrifício de crianças vivas na fogueira, é um caso que requer muita análise antes de afirmarmos.
      Porém temos um caso marcante na Bíblia, quando ele pede para Abraão oferecer-lhe o seu filho Isaque em sacrifício na fogueira.
      Não se deixe levar por Teólogos embaraçados, quando disserem: “aquilo foi apenas um teste da fidelidade de Abraão”.
      Que teste cruel, Abraão estava certo que teria que sacrificar o seu único filho, e com fogueira já pronta e começando a arder, quando “Deus” desistiu da sua oferenda.
      Tudo que foi dito até aquí , espero que sirva de base para o seu estudo sobre a inquisição e o caso Giordano Bruno.
      Os milhares de mortes na fogueira, sob a fúria assassina da Igreja Católica, no meu preliminar entendimento, foi a forma encontrada pela Igreja para fazer disfarçadamente os seus rituais de sacrifício, e assim conquistar mais poder
      oriundo dos extremamente felizes “Deuses”.
      Bom lembrar que a Igreja fortaleceu gigantescamente o seu patrimônio, apoderando-se dos bens e riquesas dos condenados pela Inquisiçaõ. ( O útil e o agradável).

  8. Anónimo said,

    eu n ao gosteiiii

  9. humberto said,

    Isso tudo apenas demonstra o que era a igreja católica, a qual agora de todo seu tenebroso passado tenta se redimir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: